fbpx

Neste artigo vou esclarecer sobre um "mito" comum que a maioria dos estudantes de PNL acabam cometendo quando são iniciantes: É possível identificar mentira com base nos movimentos prováveis dos olhos?

Primeiramente, antes de responder a pergunta acima sobre identificar mentira, vou explicar alguns conceitos que ajudam a chegar à resposta.

Você sabia que existe uma forma de identificar como as pessoas estão pensando, apenas observando os movimentos dos seus olhos? Então vamos lá…

Você leu direito. Os olhos estão ligados diretamente a partes do cérebro responsáveis por diferentes atividades, auxiliando a pessoa a lembrar do que ela quiser se olhar para a direção correta.

Observando para qual direção a pessoa olha, podemos saber se ela está pensando através de imagens, sons ou sensações, bem como se o que ela está pensando é uma criação da mente dela (algo que ela nunca viu) ou uma memória de algo que ela já tenha visto.

Portanto podemos utilizar perguntas específicas que você aprenderá logo abaixo para saber como as pessoas utilizam estes movimentos dos olhos.

No final da explicação, você saberá se é possível identificar mentira utilizando esse conhecimento.

Foi identificado que para a maioria das pessoas, ocorre o padrão que informarei abaixo:

Antes de mais nada vamos entender como funcionam essas direções de movimentos dos olhos.

É importante que tenhamos em mente alguns padrões primários sobre isso, por exemplo:

Quando a pessoa está olhando para cima ela está pensando através de imagens, mesmo que ela não tenha consciência disso. Sendo que olhar para cima e direita (dela mesma) significa que ela está criando imagens, e para cima e esquerda indica que está se lembrando de algo que ela já viu. (Já viu algum professor perguntar para o aluno “Por que está olhando para cima? A resposta não está no teto!”.

Provavelmente aquele aluno arquivou a matéria de forma visual e está buscando uma imagem para auxiliá-lo na resposta do teste, ou seja, se ele não olhar para cima terá muita dificuldade em conseguir.

Quando a pessoa está olhando para os lados ela está pensando através de sons. Seguindo os mesmos padrões de imagens para direita e esquerda. Podendo estar inventando um som ou se lembrando de um som que já ouviu.

Olhar para baixo e para a direita indica que essa pessoa está sentindo alguma coisa. Para as sensações, não há diferença entre se lembrar e criar sensações, todas, mesmo que forem lembradas são sentidas na hora.  

Atenção num detalhe importante

Não confunda com o fato da pessoa saber que em determinado momento ela estava triste, mas sem sentir a tristeza, da mesma forma que a pessoa pode “saber” racionalmente que sentiu uma alegria num momento específico de sua vida mas não sentir a alegria naquele momento, se lembrar é diferente de sentir. 

Então vamos perceber que para as pessoas sentirem elas precisam se colocar realmente naquela memória, como se ela estivesse acontecendo agora.

Olhar para baixo e esquerda indica que a pessoa está tendo um dialogo interno, conversando com ela mesma (já ouviu a expressão “Conversar com o coração”?).

Normalmente o olhar vidrado para a frente também indica a utilização do sistema visual.

Infográfico sobre os movimentos dos olhos

Identificar Mentira

SE ISSO É PARA A MAIORIA DAS PESSOAS, ENTÃO COMO POSSO TESTAR COM MEUS CONHECIDOS?

Você pode descobrir como seus amigos e familiares organizam os movimentos dos olhos fazendo perguntas que os obrigam a utilizar apenas um desses sistemas e então observar para que lado eles olham, alguns exemplos de perguntas são:

Para imagens lembradas (cima e esquerda – sua direita): Quantas janelas tem na sua casa? De que cor é o portão da sua casa? Etc…

Para imagens criadas (cima e direita – sua esquerda): Como seria a mistura de um leão com um papagaio? Como seria se você pudesse se ver agora?

Para sons lembrados (lado e esquerda – sua direita): Como é o começo da musica do Star Wars? Qual é o som da voz do fulano? Que barulho a cadeira da sua cozinha faz quando você arrasta?

Para sons criados (lado e direita – sua esquerda): Como seria sua voz em baixo d’água? Que som teria uma bazuca para quem está atirando? (Tome cuidado se ela olhar para a esquerda!)

Para sensações: Qual é a textura do pelo do seu gato? Qual é a temperatura dessa água? Qual é a sensação de usar esses sapatos que você está usando? Como você se sente quando tem medo?

Mesmo que a pessoa tenha os padrões invertidos, por exemplo olhar para a esquerda para criar, aquele padrão sempre será invertido para criar.

Observe que se a pergunta for muito fácil. Afinal, se a pessoa já souber a resposta sem precisar pensar sobre ela, não irá olhar para lado nenhum.

É POSSÍVEL IDENTIFICAR MENTIRA UTILIZANDO ISSO?

Muitas pessoas me perguntaram se podemos identificar alguém mentindo utilizando esse conhecimento, para perceber se a pessoa, e fazendo vários testes e lendo livros de PNL que falam sobre Movimento Provável dos Olhos, Primeiro vamos pensar sobre as seguintes conclusões que as pessoas chegam, depois disso teremos uma ideia mais tangível.

Se a pessoa olha para a esquerda quando lembra, então se ela olhar significa que é verdade?

Não necessariamente, pode ter criado uma imagem tão bem detalhada em outro momento anterior, portanto ela só precisa se lembrar da imagem que ela criou, portanto irá olhar para a esquerda!

Nesse caso, fazendo outras perguntas de outros detalhes para a pessoa que ela provavelmente não criou, eventualmente ela poderá cair em contradição.

Se a pessoa olha para a direita significa que é mentira?

Não necessariamente também. Algumas pessoas para se lembrar de uma imagem, se lembram daquela imagem como se elas estivessem se vendo na imagem. Ou elas imaginam um momento sem um contexto inteiro.

Se você pede para ela lembrar do que almoçou ontem, pode ser que ela imagine o prato sozinho, sem a mesa e o restante do cenário em volta, portanto poderia olhar para a direita, pois essa imagem é criada.

Se eu pedir para meu (minha) namorado (a) se imaginar me traindo, e ele olhar para a esquerda significa que já traiu?

Pode ser que sim, mas por outro lado pode ser que para “entender” e representar internamente a traição, ele precise olhar antes para a esquerda para: OU imaginar uma pessoa com quem ele iria te trair, OU imaginar um momento ou cena de filme onde alguém traiu, para depois olhar para a direita para se imaginar naquela situação.

Por fim podemos concluir que observar o movimento dos olhos pode melhorar exponencialmente a qualidade da comunicação que você tem com as pessoas, porém se for usado isoladamente, não pode ser utilizado para provar que algo seja mentira, já que o processo mental de uma pessoa pode ser muito complexo até para pensar em coisas simples.

Para criar o Angry Birds, alguém provavelmente olhou para cima e para a esquerda para imaginar um estilingue e um pássaro, e depois para a direita para criar um pássaro engraçadinho e imaginar o pássaro sendo atirado pelo estilingue! (e muito possivelmente para baixo e direita para perceber a sensação que aquilo proporciona).

A mensagem que quero passar é que devemos tomar muito cuidado quando começamos a estudar comportamento e entender alguns conceitos.

Por mais que o conceito seja simples, não podemos reduzir uma pessoa a um conceito e achar que sabemos tudo sobre ela.

Portanto torna-se arriscado achar que sabemos que uma mentira está sendo contada apenas observando os movimentos dos olhos.

Caso tenha ficado alguma dúvida que não foi respondida com este post, envie nos comentários que responderei o mais rápido possível. Vocês utilizam algum conhecimento para identificar mentira?

Mas acima de tudo, mais importante do que ficar tentando identificar mentira no que as pessoas falam, é realmente CONHECER as pessoas e entender mais sobre elas

Tenho um material sobre Análise de Perfil Comportamental, que você pode entender em detalhes no link abaixo:

Análise de Perfil Comportamental

Você conhece o Paul Ekman? Ele possui os estudos mais sérios já descobertos sobre como identificar mentira

Paul Ekman é a autoridade mundial no que se refere à identificação da linguagem corporal, Microexpressões e Detecção de mentiras.

Ele estudou cientificamente diversas relações de emoções e de como o corpo as demonstra, provavelmente possui os estudos mais sérios e comprovados na área.

Caso seja de seu interesse, vou deixar abaixo o site dele:

Site Oficial do Grupo Paul Ekman