fbpx

Blog

7 Perguntas e respostas sobre regressão hipnótica

regressão

Algumas das perguntas que eu mais ouço das pessoas que sabem que eu faço hipnose é: Mas você faz regressão? Qual é a diferença de Hipnose e Regressão? Regressão não é perigosa? Entre outras.

Fiz esse artigo com a finalidade de responder essa pergunta e lançar uma luz ao funcionamento da Regressão.

Como já citei em artigo anterior, Hipnose é um estado alterado da mente, porém, natural. Nesse estado é possível acessar informações e memórias que não são acessadas normalmente em estados de vigília.

Respondendo as perguntas sobre Regressão:

Você faz regressão? A Regressão Hipnótica é um fenômeno que não difere de outros fenômenos que ocorrem na hipnose, basta que você de sugestões direcionando a pessoa à regressão.

Portanto, sim! Eu faço Regressão, inclusive fiz formação específica nesse assunto.

Qual é a diferença de Hipnose e Regressão? Hipnose é um processo, Regressão é uma ferramenta que pode ser utilizada durante a hipnose.

Quais são os tipos de Regressão?

Quando falamos sobre processos regressivos com hipnose, existem três “níveis” de regressão:

  1. Hipermnésia – A pessoa se lembra com detalhes de fatos que não lembrava há muito tempo, trazendo esses fatos para a consciência.
  2. Revivificação – Além de se lembrar dos fatos, a pessoa também acessa as emoções que estavam presentes no momento em que o fato ocorreu. O terapeuta terá capacidade de ajudar o sujeito que está passando pelo processo a acessar apenas a quantidade suficiente da emoção necessária para o processo.
  3. Regressão – A pessoa se lembra dos fatos como estivessem acontecendo agora, vendo, ouvindo e sentindo como se fosse a primeira vez que passou por aquela situação.

Outras questões Importantes que podem gerar dúvidas

Isso prova que existem Vidas Passadas? Provar, não prova, apesar de haver relatos de regressão com detalhes precisos sobre fatos que o sujeito alega não ter tido conhecimento anterior sobre isso.

Outra possibilidade é que o inconsciente da pessoa gerou aquela situação, como se fosse sonho, como nosso inconsciente é metafórico, ele pode criar uma situação com uma estrutura similar à questão que a pessoa está trabalhando.

Quando você resolve aquela estrutura, o problema também será resolvido, independente de ser “verdadeira” ou não.

As pessoas que não acreditam em vidas passadas não conseguem regredir? Conheço pessoas que não acreditam em Vidas Passadas, mas passaram pela experiência de vivenciar uma Regressão a Vidas Passadas, a diferença é que essas pessoas utilizam outros argumentos para “explicar” o que ocorreu.

A pessoa pode ficar presa na Regressão? Não. Da mesma forma que a pessoa não pode ficar presa no transe hipnótico.  Mesmo que a pessoa esteja num processo profundo e com a atenção focada no processo.

E se o terapeuta sair ou morrer durante a hipnose? 

Podem ocorrer duas coisas:

  1. A pessoa dorme e acorda alguns minutos ou horas depois
  2. A pessoa acha estranho a falta de sugestões, e abre os olhos para ver o que está acontecendo. Isso irá tirá-la do transe.

Recomendo a qualquer pessoa que esteja curiosa sobre passar por uma sessão com hipnose e regressão, que o faça com uma pessoa ética e responsável.

Cuidado com pessoas que tentam fazer o processo parecer místico ou sobrenatural.