10 passos essenciais para lidar com pessoas difíceis
Provavelmente todos já passaram pela situação de conviver com clientes ou amigos resistentes, teimosos e que não se abrem às ideias e opiniões das outras pessoas. Nesse artigo você vai conhecer os 10 passos essenciais para lidar com pessoas difíceis.
Se você fala A, a pessoa fala B, você fala Branco, ela fala Preto, você fala Cachorro, ela fala Gato.
Elaborei esse artigo para que você saiba exatamente o que fazer para lidar com pessoas difíceis, quer você queira simplesmente tornar a conversa mais fluída e fácil ou influenciar essa pessoa, fazendo com que ela mude de ideia ou opinião sobre um assunto.
Chatice ou Teimosia?
Pra começar tenha em mente que em geral a pessoa que faz isso não está tentando ser chata, teimosa ou malvada, e sim que ela aprendeu a agir dessa forma em algum momento de sua vida, e apenas vem repetindo esse padrão.
Quando alguém tem algum tipo de resistência, não leve para o lado pessoal, achando que é “com você” ou que tem algo errado com o que você está fazendo ou falando (pode ser que tenha, mas não assuma isso logo no início).
Muitas vezes a resistência ou “teimosia” pode ser uma questão interna da pessoa, como uma insegurança, ou medo de ser enganada, ou qualquer outra coisa. Independente de qual seja o motivo, atacar essa pessoa ou criticá-la não vai resolver.
Seguindo os passos abaixo, você poderá eliminar ou resolver praticamente todos os tipos de resistências ao lidar com pessoas difíceis.
- Pegue Leve
- Ao invés de dizer o que quer que a pessoa faça, diga que algum conhecido seu agiu desse modo (ou de um modo parecido, mas um pouco pior). Isso fará com que seu interlocutor “aperfeiçoe” a ideia e atribua o mérito a si mesmo, por saber que ele foi a primeira pessoa a ter aquela ideia daquela forma.
- Durante a conversa, dê pequenos pedaços da informação que estejam separados, mas que podem ser juntados para formar a ideia que você quer que a pessoa tenha.
- Como Fixar a Ideia na Mente da Pessoa
- Controle o Nível de Autoridade
- Seja “Nós” e Não “Eles”
- Não Espere a Pessoa Discordar Verbalmente
- Saiba a Hora de Recuar
- Elimine as Objeções Antes de Aparecerem
- Utilize Alguns Recursos de Linguagem
- Ative a Imaginação da Pessoa
- Tenha Ética na Utilização Dessas Técnicas
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