fbpx

Blog

Criar Expectativas é tão negativo quanto dizem?

Expectativa

Você já viu pessoas dizendo que não devem criar expectativas?

Já viu vários memes na Internet, dizendo que é melhor criar qualquer outra coisa do que criar expectativas?

Você também já falou ou acredita nisso?

Veja esse artigo e entenda como isso pode prejudicar sua vida de várias formas.

Em respeito ao seu tempo e seus outros afazeres, não vou gastar tempo aqui definindo o que é uma expectativa, acredito que todos saibam.

Ao invés disso vou explicar alguns dos motivos pelos quais as pessoas julgam ser inadequado criar expectativas:

Por que as pessoas não querem criar expectativas?

Resposta: Para não se frustrar. Quando começamos a criar expectativas, passamos a acreditar que algo vai acontecer, quando não acontece, temos uma sensação ou emoção negativa sobre aquilo.

Você conhece alguém (ou você mesmo) que começou a se envolver emocionalmente com alguém, e com o passar do tempo percebeu que aquela pessoa não é bem da forma que pensava?

Como foi isso?

Quanto maior é a expectativa que criamos, e mais diferente é o resultado na vida real, mais nos frustramos.

Com isso percebemos que quando começamos a criar expectativas, podemos nos frustrar, mas será que a solução para isso é simplesmente parar de planejar?

Fórmula da frustração

Existe uma formula simples para se frustrar:

1) Criar uma expectativa muito boa, mas que a realização não dependa de você;

2) Comparar os resultados reais com as expectativas que você criou;

3) Se os resultados forem piores, você se frustra.

Uma forma de ilustrar isso é com o Trailer de um filme ou seriado, você assiste ao Trailer, vendo apenas as partes que os produtores querem que você veja.

Automaticamente sua mente vai começar a criar uma história ou contexto que será muito legal.

Quando você for assistir aquele filme ou seriado, vai comparar com a história que criou na sua cabeça, se o filme não conseguir chegar ao nível da história que você criou, você vai se decepcionar.

Algumas pessoas fazem esse mesmo processo em relacionamentos ou em empregos.

Pontos Negativos de não criar expectativas

Quando você não cria expectativas, deixa de ter muitas emoções negativas, mas obviamente deixa de ter emoções positivas.

Você deixa de esperar por coisas positivas, sabe aquela antecipação que sentíamos quando crianças, esperando pra abrir os presentes de natal?

Provavelmente você não quer chegar aos 80 anos de idade, ou mais, olhar pra trás e percebeu que teve poucas frustrações, mas também teve poucos momentos como os descritos acima…

Você vai saber que teve poucas “decepções”, mas vai ter valido o preço de ter tido poucas experiências incríveis e felizes?

Que conselhos você vai poder dar aos seus netos sobre a vida? “Não crie expectativas, não faça planos e passe pela vida como uma sombra pra não sofrer?” Acredito realmente que não.

Agora imagine como será chegar aos seus 70 anos, olhar para trás e perceber que sim, realmente algumas coisas não deram tão certo quanto você planejava e você aprendeu com elas.

E muitas coisas foram incríveis e felizes, que você guarda com carinho no seu coração.

Imagine que você vai olhar para trás e perceber que as metas que você traçou para a sua vida foram realistas, de forma que as que não deram tão certo serviram como aprendizagens, abrindo espaço para coisas outras coisas acontecerem.

É claro que podem ter te decepcionado um pouco, mas as que deram certo você soube que tem a maior parte do mérito por ter conseguido!

Você soube criar expectativas sem ser cego e desatento.

A diferença entre criar expectativas e ser cego e desatento

Quando você faz um plano (gerando uma expectativa), como é esse plano para você?

Pergunto isso pois muitas pessoas criam expectativas que a realização depende mais de outras pessoas do que dela mesma.

Comece a pensar agora sobre as vezes que se frustrou. Perceba se a realização (ou não realização) que te frustrou dependia mais de outras pessoas do que de você.

Quando você dá poder para outras pessoas, pode ser que suas expectativas ou planos se cumpram ou não, mas quando se cumprem, provavelmente foi por uma coincidência.

Você vai saber que as coisas que deram certo na sua vida, sequer foram por mérito seu!

As coincidências podem existir e em alguns casos as pessoas podem nos surpreender positivamente, mas você quer realmente deixar sua felicidade nas mãos de alguém?

Como prevenir essa frustração e ter uma vida mais feliz e saudável?

Primeiro quero dizer aqui que algumas pessoas consideram não criar expectativas como “ser realista”.

Para ser realista não é necessário deixar de criar expectativas, e sim saber criar expectativas de uma forma que te ajude a não se iludir.

Quando criamos planos bem formulados, nossa energia se move em direção a esse plano. Quando não criamos plano nenhum, essa energia se dispersa. Isso faz com que seja muito mais difícil realizar o que você gostaria.

Desenvolvi algumas etapas que podem te ajudar nisso. Incluí alguns itens importantes da Boa Formulação de Objetivos da PNL.

  • Caso sua expectativa envolva relacionamento, seja relacionamento de amizade ou amoroso, espere ter evidências reais de que pode confiar na pessoa. Não confie simplesmente em tudo o que te dizem na internet. Não seja cego e nem desatento.
  • Preste atenção às mensagens contraditórias que as pessoas passam. Como essa pessoa é? Ela conta segredos de outras pessoas para você? Ela fala mal de pessoas para você? Ela vive brigando com amigos e desfazendo amizades com outras pessoas?

Esse item é importante, já conheci pessoas que acreditaram que eram especiais por alguém contar segredos de outras para elas, mas não pararam para pensar que a outra pessoa que contou o segredo também teve motivo para confiar nessa pessoa. Ou seja, ela já fez alguém confiar nela alguma vez e não honrou essa confiança.

Pontos Importantes

Também quero chamar a atenção para o fato de você conhecer alguém que constantemente briga com outras pessoas.

É claro que na nossa vida podemos ter desentendimentos com algumas pessoas, mas quando alguém tem problemas com várias pessoas, a dificuldade pode ser algo na personalidade dela própria.

  • Tenha planos e expectativas que dependem de você, e não de outras pessoas. Você é a única pessoa que é realmente responsável pela sua vida.
  • Verifique se você conhece um caminho para realizar esse plano, se já sabe que passos vai dar.
  • Verifique se é possível realizar o que você deseja.
  • Perceba realmente e seja honesto consigo mesmo. O que você irá obter com esse plano que está criando (ou expectativa). Se ele for para suprir algum tipo de insegurança, analise se realmente essa é a forma mais adequada de resolver o problema da insegurança.
  • O que vai acontecer (de positivo e de negativo) depois de você conseguir o que deseja?
  • Arrisque e aprenda com os erros.

Sobre os nossos objetivos

Na PNL, é dito que a fórmula do sucesso é Formular um objetivo, Ter acuidade Sensorial e Flexibilidade. Vou falar brevemente sobre cada um desses itens.

Para formular um objetivo

Você pode seguir os passos da Boa formulação de Objetivos, que se baseiam em saber se seu objetivo é positivo, ou seja, é algo que você deseja atingir e não evitar.

Também é importante que ele tenha evidência sensorial para saber se está na direção certa, entre outras etapas, o artigo completo pode ser lido aqui.

Ter acuidade Sensorial

Quer dizer que após ter formulado um objetivo específico, você precisa ter sensibilidade para identificar se o que está fazendo está te trazendo os resultados que você deseja ou não.

Flexibilidade

Serve para te ajudar a ter comportamentos diferentes caso não esteja atingindo seu objetivo da forma que deseja. Se você vê que está dando errado, e continua fazendo as coisas da mesma forma, provavelmente o resultado final não será tão bom.

Conclusão

Esse artigo foi feito pois cada vez mais atendo pessoas ou converso com amigos que em algum ponto da conversa chegam com essa questão sobre criar expectativas.

Talvez algumas pessoas já saibam sobre partes do que coloquei nesse artigo, mas realmente as melhores respostas estão nas coisas mais simples. Muitas vezes temos dificuldades complexas e quando alguém chega com uma resposta simples, acreditamos que não pode ser “só” aquilo.

Se você realmente estiver disposto a melhorar sua forma de viver, não precisa acreditar 100% no que leu nesse artigo, mas te convido a se permitir testar o que escrevi aqui por 1 ou 2 meses e perceber se sua vida está melhor do que estava antes.

Depois me envie um e-mail contando como foi a experiência!