fbpx

Blog

Criatividade – Entenda porque ficamos mais criativos no banho

Provavelmente a maioria das pessoas aqui já percebeu que em alguns momentos diversos sua criatividade flui além do natural, quando não se está fazendo atividades que exigem atenção, começam a ter boas ideias ou percebem que ficam mais criativas, seja para inventar piadas ou histórias, pensar em alguma atividade lúdica ou divertida, ou mesmo para encontrar a solução para algum problema que estão enfrentando.

Uma das atividades em que mais ouço pessoas falarem que tiveram boas ideias, foram quando estavam no banho. Vamos entender alguns conceitos sobre nossa mente para explicar porque isso ocorre. Nesse artigo não iremos nos aprofundar em assuntos como Hemisfério Direito e Esquerdo do Cérebro, tampouco nos conceitos de consciente e inconsciente.

Nossa mente

Nossa mente possui uma função que fica ativa durante a maior parte do nosso dia, que é nosso Senso Crítico. Ele desempenha uma função muito importante, como analisar e julgar os fatos que estamos vivendo, à medida que somos expostos a eles. De outra forma nós aceitaríamos qualquer coisa que nos falassem e tomaríamos como verdade.

A questão é que esse Senso Crítico funciona também com nossos próprios pensamentos, analisando e procurando defeitos no que nós mesmos pensamos. Quantas vezes você já ficou bloqueado ao tentar ter uma ideia para um projeto de escola ou de trabalho? A razão disso é que antes mesmo de perceber que você está tendo ideias, você já está criticando sua capacidade de ter novas ideias. Nesses momentos nossa criatividade fica prejudicada.

Como nossa criatividade funciona

Além dessa Função Crítica temos também uma Função Criativa. Ela é responsável por nosso lado mais brincalhão, criativo, intuitivo, artístico e etc. Essa é a parte que nos ajuda a ter ideias diferentes ou inovadoras (quando não está bloqueado pelo Crítico).

Existem algumas formas de burlar e ultrapassar esse Senso Crítico. É o que os comerciais , políticos e outras autoridades que precisam de um grande número de seguidores buscam fazer. Algumas dessas formas são sobrecarregar nossa mente com muitas informações ou estímulos. Nos fazendo ficar exaustos de outras formas. Ou gerando emoções para que comecemos a agir com mais impulsividade e menos raciocínio.

Porque ficamos criativos?

Quando tomamos banho ou fazemos alguma atividade de lazer ou recreativa nosso corpo relaxa, o simples fato do nosso corpo relaxar já diminui as atividades do Senso Crítico, esse é o fato de que várias aplicações de Hipnose podem começar com um relaxamento. Durante o banho não estamos pensando sobre o que devemos fazer e em qual sequência. Simplesmente é algo que já fizemos milhares de vezes, e para nós não apresenta novidade e fazemos no “modo automático”. Nesse momento entramos num transe leve, quase como um computador que entra em estado de “Suspender”. Ele está ligado e as atividades sendo processados, mas num estado de utilização baixa de energia. Nessa hora nossa criatividade entra em ação. Nossa mente “percebe” que está livre para trabalhar e começa a processar e assimilar informações. Ligar informações que a princípio pareciam que não tinham ligação, e com o Crítico baixo, essas ideias e intuições chegam ao nosso consciente mais facilmente!

Coloquem nos comentários outras atividades ou momentos onde vocês percebem que sua criatividade flui mais naturalmente!