fbpx

Blog

Timidez: O que é e como resolver?

Alguma vez você já sentiu sensações de estar travado? Com o coração acelerado? Sem saber o que falar? Como se tudo a sua volta estivesse acontecendo rápido demais e você não consegue saber o que fazer em seguida? Com diversas sensações internas? Calor além do normal? Esses são algumas dos principais sintomas da timidez que as pessoas relatam (muitos desses sintomas se confundem com ansiedade, e normalmente andam juntos).

Uma possível definição da timidez é uma dificuldade de enfrentar situações em que se estará em contato com outras pessoas, sejam elas desconhecidas ou do sexo oposto. Há uma sensação de desconforto e por muitas vezes a preferência em evitar esses ambientes. Por vezes as pessoas tímidas “criam” motivos e justificativas para evitar esses ambientes, mesmo que essas justificativas pareçam plausíveis e verdadeiras para elas, muitas vezes pode ser uma criação a fim de se evitar esses ambientes. Esse tópico também irá englobar a ansiedade e insegurança.

Muitas pessoas buscam soluções mágicas para superar a timidez, procurando sites na internet ou comprando livros ou utilizam alguns outros meios para resolver. Muitas vezes o problema melhora, outras, nem tanto, vamos entender um pouco sobre isso.

Possíveis causas e soluções da timidez

Listei abaixo algumas causas da timidez que identifiquei como recorrentes com conhecidos ou na internet, com suas possíveis soluções, podendo ser que algumas pessoas tenham mais de uma:

Obs.: Escrevi de propósito Possível Solução pois pode ser que ela não resolva completamente aquela questão. Em muitos casos a Causa da timidez está relacionada a algo que a pessoa acredita, e a Possível solução são situações nas quais aquilo não ocorre, podendo ampliar as possibilidades do leitor.

Caso 1

Causa: Achar que para ser aceito você precisa ser igual a outras pessoas.

Possível solução: Entender que se isso fosse verdade, apenas uma parcela mínima de pessoas iria conseguir ser aceito, e na realidade isso não é bem assim.

Caso 2

Causa: Dar muita importância para o status das outras pessoas e achar que elas são melhores que você. Se você estiver na presença delas, é como se elas estivessem fazendo um favor para você.

Possível solução: Pensar se aquela pessoa fez algo realmente importante para que você pense nela como superior a você. Será que ela não tem defeitos?

Caso 3

Causa: Achar que todas as pessoas precisam gostar de você, e ficar abalado quando perceber que alguém não gostou tanto.

Possível solução: Vou resumir esse tópico com uma frase que vi alguém falando uma vez, não sei quem é o autor “Nem Jesus Cristo foi unânime, você não precisa ser”.

Caso 4

Causa: Acreditar que outras pessoas estão dando importância para características que você não tem. (Ex. Acreditar que as pessoas só se preocupam com carros importados quando você não tem um. Ou que as pessoas se preocupam com um corpo impecável e você está acima do peso).

Possível solução: Entenda que você não pode ler a mente das pessoas. E que nem sempre é apenas aquela característica que ela está buscando. Por mais que ela julgue aquilo importante, ela também dá importância para outras características que você pode ter. E talvez estas sejam ainda mais importantes e essenciais para ela. E se o carro ou o corpo impecável for o essencial para ela, você tem certeza que é a admiração dessa pessoa que você quer tanto?

Caso 5

Causa: Dar muita atenção aos seus defeitos:

Possível solução: Dar ainda mais atenção às suas qualidades e saber que todos têm defeitos.

Caso 6

Causa: Achar que as pessoas são super seguras e se comparar com elas.

Possível solução: As pessoas que estão em mais evidência estão sofrendo muito mais “pressão social” que você. Em alguns momentos elas também ficam inseguras, pois estão constantemente tentando manter sua “reputação”. Então saiba que você não está sozinho, cada um tem seus níveis de insegurança.

O mais importante de tudo isso sobre timidez está aqui

Tudo o que listei acima pode ajudar, mas a timidez/insegurança/ansiedade são causas relacionadas à coisas que a pessoa acredita e toma como verdade sobre ela mesma, suas capacidades e seus merecimentos, o mais correto é a pessoa entender o que vem causando a timidez, quando e porque começou e como ela pode ir se tornando mais segura internamente.

Eu não listei aqui métodos paliativos que já li em sites e livros sobre timidez, dizendo que as pessoas precisam fazer determinadas coisas para transmitir uma imagem mais segura, pois isso não resolve o problema, só tenta enganar a si mesmo e aos outros.

Consultas com bons profissionais em PNL e Hipnose podem ajudar mais facilmente a chegar nessas causas verdadeiras e resolver os problemas de timidez de uma forma mais completa e profunda. Não basta apenas que a pessoa entenda o problema, é essencial possuir ferramentas que o ajudem a ressignificar, reenquadrar e resolver as situações que surgiram, gerando mais possibilidades na vida das pessoas.