Quando digo que estudo e trabalho com PNL, sempre me deparo com essa pergunta “O que é PNL?”. Elaborei esse artigo para explicar o que é pnl e contar um pouco sobre sua história. Já a real essência da PNL e todas suas aplicações serão conhecidas através de estudo, com leituras e práticas.
Você já parou para pensar por que algumas pessoas têm sucesso no que fazem e outras não? A PNL foi desenvolvida com base nessa pergunta. Nesse artigo explicarei de uma forma simples o que é PNL e como começou.
Foi assim que a PNL surgiu: em 1972 por Richard Bandler, que havia estudado Ciência da Computação. Depois ele decidiu cursar psicologia e iniciou o desenvolvimento da PNL.
Primeiro Bandler encontrou fitas de sessões e aulas de terapia do falecido Fritz Perls, criador da Gestalt Terapia, e assistiu tantas vezes esses vídeos que acreditou entender o que estava “por trás” da teoria.
Sendo assim, ele começou a fazer sessões com várias pessoas, aplicando o que aprendeu nos vídeos, e percebeu que estava tendo resultados tão bons, ou até melhores que muitas pessoas já formadas.
Esse processo de observação e repetição de um padrão, até que ele passe a funcionar, foi denominado “Modelagem”, e Bandler demorou aproximadamente dois anos para ficar excelente nisso.
Num dado momento, Bandler foi até a Universidade de Santa Cruz, onde era aluno e pediu para ministrar cursos de Gestalt Terapia, o que foi autorizado, desde que fosse com a supervisão de algum professor que já era da universidade, e foi assim que John Grinder (professor de linguística e ex-militar) começou a fazer parte dos estudos que geraram o que hoje conhecemos como Programação Neurolinguística.
Em aproximadamente dois meses, John também estava tendo os mesmos resultados que Bandler nas sessões de Gestalt terapia, e eles se interessaram pelos padrões “subjetivos” por trás de qualquer arte.
E pela capacidade de aprendizagem, que pode ser mais rápida do que imaginamos.
PNL também trata de “aprender a aprender”, seja essa aprendizagem algo que queremos desenvolver, ou simplesmente aprender como usar nosso cérebro para obter melhores resultados na vida.
O que é PNL e como ela evoluiu até chegar onde está agora?
Na época foi um grande avanço, e sentiram confiantes para modelar outros grandes terapeutas, como Virginia Satir e Gregory Bateson. O resultado dessas modelagens foi a constatação de que todos esses modelos, mesmo com linhagens diferentes de terapia, praticavam padrões muito parecidos de comunicação. E o que iniciou com uma tese de mestrado de Bandler passou para o primeiro livro de PNL da história. “A Estrutura da Magia” é um livro sobre o Metamodelo de Linguagem. A palavra meta vem do grego “além do”, ou seja, o que está além do modelo, a essência do padrão de excelência. Caso queira entender mais o que é PNL recomendo essa leitura. Também recomendo “Introdução à Programação” Neurolinguística de Joseph O’ Connor e John Seymor. O Metamodelo de Linguagem é um padrão de perguntas que traz à tona os padrões de pensamento das pessoas, o verdadeiro significado das experiências que geraram sua representação interna de mundo, os estudos e aplicações seguiam de vento em popa! Eles continuaram percebendo padrões, tanto de excelência como de limitação, como as fobias, por exemplo. Perceberam que as pessoas fóbicas representavam a experiência internamente de uma forma, enquanto as que haviam se curado da fobia a representavam de outra. Ao “ensinar” as pessoas fóbicas a representar a fobia dessa segunda forma, foram descobertos padrões que possibilitavam curar uma fobia em menos de sete minutos!Conclusão
O tempo foi passando e as técnicas se desenvolvendo, vários outros profissionais de áreas distintas passaram a estudar PNL e complementar ou criar novas ferramentas e padrões, desde formas de conquistar rapidamente a confiança de uma pessoa que você nunca viu na vida, até formas de incluir comandos embutidos numa conversa normal e falar diretamente com o inconsciente da pessoa através da hipnose. Inicialmente as ferramentas de PNL foram muito aplicadas para:- Terapia,
- Superação de limitações e
- Inclusão de recursos em contextos onde aqueles recursos serão úteis.
This shortcode LP Profile only use on the page Profile